Contato com os CARMELITAS LEIGOS

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 26 de maio de 2012

LECTIO DIVINA

LECTIO DIVINA


(LEITURA – MEDITAÇÃO – ORAÇÃO – CONTEMPLAÇÃO)

“A Lectio procura,

a meditatio encontra ,

a oratio pede,

a contemplatio experimenta.”

ETAPAS DO CAMINHO DA LECTIO DIVINA:

1a. Etapa: LEITURA ORANTE
O que me diz o texto?

A leitura está ligada à atividade intelectual de compreensão, de entendimento das Escrituras, à escuta da fé da Palavra que leva ao verdadeiro conhecimento. É preciso ler e reler o texto, penetrar no seu conteúdo, a fim de que ela penetre o espírito da pessoa orante. Ler o texto devagar, e se necessário, reler várias vezes. Não ter pressa.


2a. Etapa: MEDITAÇÃO
Meditar ou refletir longamente e com atenção. “Ruminar” os valores que sobressaem no texto sagrado. Ocupar-se, especialmente, com as frases ou palavras que mais tocaram. Permitir que elas penetrem profundamente no seu coração. Ler uma, duas, três ou mais vezes, lentamente até que algo chame a sua atenção, deter-se aí, refletir... Confrontar-se com a Palavra.


3ª. Etapa: ORAÇÃO
“O que o texto me faz dizer a Deus”?

A oração brota do coração tocado pela Palavra divina na leitura e meditação. Palavras fortes, encontradas no texto, podem ser transformadas em oração, permeadas de fé, de amor e abandono no Senhor.

Agradecer a Deus pela sua Palavra, e responder dizendo o que entendeu e como aceitou. É dizer “SIM” à vontade de Deus lida ou ouvida e meditada. A oração pessoal deve ser simples e espontânea.

4ª. Etapa: CONTEMPLAÇÃO
Para se contemplar, é necessário silenciar-se!

A contemplação é o fruto natural a que se chega pelos passos percorridos até agora. É a experiência comum que a Escritura revela ao cristão que assim a busca; experiência de fé, não de uma visão. É a oração do coração, relação íntima, pessoal. É o encontro com o Senhor. É fixar o olhar e o coração em Deus!


Encerro a oração dialogando com o Senhor, como um amigo ao seu amigo, agradecendo, louvando, ou suplicando. Rezo um Pai-nosso, a Ave Maria, ou outra oração vocal.

Nenhum comentário: